História

História da capela de Nª Sr. dos Milagres:
Numa terra de Santiago de Litém vivia uma senhora bastante religiosa que encontrou uma imagem (estátua) antiga de Nossa Senhora numa sala da igreja de santiago de Litém.
Essa senhora pediu ao padre da paróquia a permissão da posse da imagem. O padre consentiu e a senhora levou-a para sua casa. Apartir daí ela e mais um grupo de pessoas rezavam à imagem de Nª Sr na sua própria casa, todos os dias. Um dia, o grupo quando se reuniu para orar, encontraram a imagem "rejuvenescida", a mesma estátua mas nova e restaurada. Sendo um milagre, construíram uma capela no lugar onde se encontrava a imagem.

A imagem, essa desapareceu...Alguém a roubou e nunca mais se viu.
Comeou-se a festejar a festa de "8 de Setembro" em honra de Nª Sr dos Milagres.
Nas festividades mais antigas era tradição cozer uma enorme bolo. Num forno muito grande eram postas 7 carradas de lenha a arder, e quando o forno estava à temperatura certa tinha de ser limpo para poder por a massa. Enão um homem tirava um cravo que a imagem de Nª Sr. tinha na mão e punha-o na boca ou no peito e entrava dentro do forno, limpava-o e saía são e salvo. Há quem diga que o homem saía com o cravo queimado e há quem diga que não. Depois do forno limpo punham a massa do bolo e depois de cozido cortavam-no aos pedaços e era entregue a cada habitante como recordação.
Hoje em dia essa tradição já não é feita mas o forno, esse ainda existe.

     Forno da capela Nª Sr. dos Milagres